Translate this Page


 




Dança Circular Sagrada

Grupo DançArte


Danças Circulares Sagradas

Para quem não conhece a Dança Circular, pode parecer uma brincadeira de criança. Quem conhece sabe que é uma poderosa prática de bem-estar e desenvolvimento pessoal. Trata-se de uma atividade que tem contribuído nos campos da Saúde, Educação e Socioambiental.
Na década de 50 Bernhard Wosien, dançarino, coreógrafo e pedagogo alemão começa a coletar danças circulares, a resgatar esta prática de manifestação ameaçada de desaparecimento. 

Em 1970 vai a Comunidade de Findhonn, na Escócia, ensinar estas danças e, a partir deste momento, as Danças Circulares ganham o mundo. 
O homem redescobre o valor da dança onde com movimento, som, música e ritmo é possível restabelecer a ligação consigo e com os outros. 
Ela é ação, esporte, meditação ativa, oração e agente transformador da alegria e da devoção. 
De acordo com a portaria nº404 de 15/04/2016 do SUS.
As danças Circulares passam a ser reconhecidas como Terapia Complementar.
É benéfica para o corpo físico, mental, emocional e espiritual.
Antes da voz o sentimento,antes da fala a dança,
Essa é uma das primeiras e mais antiga forma de expressão da humanidade na busca do sagrado na gratidão.
As Danças circulares pode mudar o mundo o Universo no todo desde o mundo vegetal, mineral,animal e humano.
Coloca o SER no eixo,nos reencontramos com nossa essência e com o criador, que nos deu de presente esse mundo perfeito e a vida em evolução e perfeição .

Benefícios da Dança para Grávidas
Ao dançar mãe e filho se conectam a mais pura energia do Ser e criam através da dança um vinculo profundo e verdadeiro de união, amor e cuidado.
A roda da dança circular trabalha como um ninho de energia do grupo contribui 
como suporte nesse lindo processo de conexão "mãe e filho".


Benefícios Proporcionados Pelas Danças Circulares
Dançando produzimos uma energia de alta frequência que estimula, acorda 
e revigora o corpo físico.
Harmoniza o corpo emocional.
Equilibra o corpo mental.
Estimula o estado de bem estar de paz interior.

No Corpo Físico
Ativa os músculos.
Aumenta a capacidade cardiorrespiratória.
Fortalece e torna flexível pernas,tornozelos,joelhos,coxas e quadris.
Fortalece músculos abdominais, lombar, ombros e braços.
Favorece a flexibilidade do pescoço e nuca.
Corrigi problemas de lateralidade.
Estimula a percepção espacial.
Auxilia nos problemas de desequilíbrio e deslocamento.
Estimula a produção de serotonina e dopamina evitando estados depressivos.
Afina o ouvido.
Queima calorias, molda o corpo.

No corpo Mental:
Estimula a atenção e concentração.
Estimula o desenvolvimento pleno do mental e físico.
Estimula a percepção imediata de movimentos incorretos.
Estimula a harmonia consigo e com o grupo.
Estimula o senso de organização coletiva.
Estimula a cooperação.
Trabalha a inclusão e o bulling na escolas.
Sana as diferenças,os preconceitos.
Trabalha na recuperação da criança do adolescente em conflito com a lei. 
Nas casas de correção trabalha a reintegração ao convívio social.

No corpo Emocional:
Traz alegria e descontração.
Libera emoções reprimidas.
Estimula a auto confiança.
Estimula a perseverança.
Estimula a amizade e o amor consigo e com os outros.
Estimula a compreensão de que o todo é maior que a soma das partes.
Cria a sensação de intimidade e companheirismo.

No corpo Espiritual:
Restabelece o caminho do ser em busca de sua essência.
Cria um campo energético, benéfico a todos.
Estimula a meditação ativa.
Permite alcançar o estado de consciência que conduz a verdadeira paz de espírito.

18 Motivos para fazer parte do Grupo DançArte
1)  
 Faz bem ao corpo – Movimentar-se é pura saúde. A vida estagnada fica interrompida. A Dança Circular é um convite ao movimento ritmado, fluído, calmo ou agitado, harmônico com o coletivo e com as batidas do seu coração.

2)   Faz bem às emoções – Ao dar as mãos em círculo, sentimos instantaneamente o poder de apoiar e sermos apoiados. O integrante da roda sente-se acolhido. Não há emoção mais valiosa e poderosa do que essa.

3)   Faz bem à mente – Ao se concentrar no passo, melodia e ritmo, várias faculdades intelectuais são acessadas. A mente desapega das preocupações diárias e silencia, tornando-se mais assertiva e eficaz.

 4)   Faz bem ao espírito – Sabe aquela sensação de leveza, que te conecta com o céu, natureza e com tudo de belo que há nesse mundo? Muitas vezes, a Dança Circular leva para este estado, de pura gratidão pela vida.

5)   É para todos – Não precisa ser bailarino, jovem, criança ou ter experiência para entrar em uma roda de Dança Circular. Por isso ela é oferecida gratuitamente há mais de 20 anos em parques. Afinal, ela acorda o dançarino dentro de nós!

6)   Ensina cidadania – Ao entrar em uma roda de Dança Circular aprendemos sobre o espaço do outro e o nosso. Como respeitar, cuidar, amparar, acolher, conviver. Vivenciamos a diversidade e honramos as diferenças.

7)   É lúdico – Todos nós gostamos de aprender. Principalmente quando esta aprendizagem ocorre de maneira leve, suave e divertida. Na Dança Circular temos a chance de aprender pelo caminho do amor e da alegria e levamos para o nosso dia a dia!

8)   É terapêutico – Os passos na roda espelham aquilo que somos. Ao dançar no círculo, ampliamos nossa percepção e vencemos desafios. Como resultado desta experiência, ganhamos confiança e autoestima para ousar em nossa vida.

9)   É uma meditação - A Dança Circular é considerada uma meditação em movimento. O participante pode atingir um profundo estado de presença e conexão consigo mesmo e com o todo, dançando em círculo, de mãos conectadas.

10) Alivia o estresse – Você chega na roda com a cabeça cheia de problemas e sai achando que a vida é bela. Mágica? Não! Mudança de perspectiva! As músicas, sorrisos e olhares mudam o seu próprio olhar. Você relaxa e confia! Xô estresse!

11) Estimula a concentração – Há muitos depoimentos de pessoas que dizem ter ganhado concentração após esta prática. Isto porque no exercício de aprender o passo, se alcança a atenção plena, aprendendo a lidar com os fatores de dispersão.  

12) Ativa a memória – Aprender uma nova dança faz parte do dia a dia das rodas. Para tal, o cérebro é muito requisitado no exercício de ativar a memória corporal e mental, para lembrar dos passos, gestos e ritmos. A memória acorda!

13) Ajuda a sair da depressão – O sentimento de incompreensão e solidão – tão atual nos dias de hoje - é dissipado na roda. Isto ocorre porque esta atividade é essencialmente coletiva, criada para gerar união, pertencimento e apoio.

14) Gera Paz – A combinação da música, dança, acolhimento, conexão com o lado sagrado da vida... tudo isso acalenta e acalma, soprando um véu de profunda paz interior. Quem já dançou, experimentou este sabor. É único e especial.

15) Conecta com a Natureza – Elementos da natureza como céu,  terra,  fogo, ar, água, asas e raízes e muito mais estão presentes no vasto repertório simbólico das Danças Circulares. Tudo isso nos aproxima da natureza, dentro e fora.

16) Pode errar – Quem disse que não pode errar? Na roda de Dança Circular pode! Isto porque não é uma dança de desempenho ou apresentação. O que vale é dar o seu melhor. Acertar ou errar não é o alvo. Portanto, relaxe e curta!

17) Visita todos os povos – Existem milhares de danças a serem aprendidas e experimentadas, honrando os gestuais, ritmos e cultura de todos os povos. Uma roda de Dança Circular é uma verdadeira viagem pelo mundo, de forma segura e divertida.

18) É uma prática do século XXI – Este século pede novas qualidades humanas. Visão global, ação local. Coragem na adversidade, abertura para a diversidade. Complexidade para compreender, simplicidade para agir. Colaboração e compartilhamento. Treinamos tudo isso... dançando!
Vem conhecer e dançar.

Faciltadora: Vera Melo
Dia:Quarta Feira

Horário 20:30hs  
Valor:R$53,00 Mensal 


Atendimento
E-mail: contato@caminhosdaluz.com
Cel / WhatsApp: (45) 99920-3710 - Vera Melo 
Espaço Terapêutico Caminhos da Luz
Rua Curitiba esquina 305, com a Carlos de Carvalho.